Novidades do Mastercam 2021

Para se consagrar como o software CAM mais utilizado no mundo o MasterCam se mantém sempre atualizado e segue as exigências de um mercado que respira tecnologia e inovação, confira abaixo as novidades da versão 2021 do MasterCam:



Contents

Mastercam Fresa:

Verificando sua ferramenta e o suporte em relação à geometria do modelo

Uma nova função, verificar o alcance da ferramenta (Check Tool Reach), agora está disponível para o Mastercam 2021. Use-o para verificar sua ferramenta e o suporte em relação ao modelo de geometria selecionado e ver onde a ferramenta pode e não pode alcançar. O modelo de geometria selecionado é colorida com base nas opções de visualização selecionadas: Acessível, Inacessível (ferramenta) e Inacessível (suporte).

Você não precisa selecionar uma operação de usinagem antes de iniciar o verificador de alcance da ferramenta. Verificar alcance da ferramenta está disponível na guia contextual Fresamento.



Evitar bolsões com base no diâmetro da ferramenta ou no tamanho do bolsão

A opção Evitar bolsões menores que agora está disponível para a Fresamento Dinâmica 2D. Além disso, no Fresamento Dinâmico e no Dinâmico, há uma nova opção para pular todos os bolsões. Essas opções estão localizadas na página Controle de usinagem do Desbaste Dinâmico e na página Movimento de entrada do fresamento dinâmico.

Menor do que permite saltar bolsos com base na porcentagem de diâmetro da ferramenta inserida ou em um tamanho mínimo de bolsão. Quando você insere um valor para a porcentagem de diâmetro da ferramenta (à esquerda) ou para o tamanho mínimo do bolsão (à direita), o outro parâmetro é atualizado. Pular todos pula todos os bolsões.

A imagem abaixo mostra quão diferente as porcentagens do menores que afetam um percurso da fresa dinâmica usando uma fresa plana com um diâmetro de ferramenta de 12,0 (mm).



Aprimoramentos de seleção para a definição do furo

O painel da função definição de furos inclui dois aprimoramentos. Na guia Seleção, um resumo de todos os parâmetros alterados no ponto de alteração agora são convenientemente exibidos em uma dica de ferramenta na lista Recursos.

A guia Avançado agora apresenta a opção Permitir vários corpos sólidos (Allow multiple solid bodies). Esta opção reconhece orifícios do mesmo tamanho em vários corpos ao selecionar com [ Ctrl + Clique ].



Ferramentas de Fresamento

Definição aprimorada da ferramenta Fresa Barril

A ferramenta fresa barril agora está parametrizada a partir do raio plano da ponta da ferramenta, como a ferramenta cônica, em vez do comprimento de corte. Isso fornece um método direto para você especificar uma fresa barril. Isso também desacopla o comprimento do corte da geometria do corte, que é mais consistente com a maioria das definições de nossas ferramentas.

Consistência de nomeação automática

A nomeação automática de ferramentas agora segue as regras listadas aqui:
Todas as ferramentas padrão de unidade de polegada e ferramentas de catálogo agora têm o mesmo formato de nome. O diâmetro da ferramenta é o primeiro, seguido pelo tipo de ferramenta.
Se a ferramenta for selecionada na lista de catálogos, a ordem de nomeação será diâmetro, nome do catálogo e tipo de ferramenta.
As ferramentas de catálogo métrico não têm o diâmetro adicionado ao nome do catálogo. O nome da ferramenta é apenas o nome do catálogo seguido pelo tipo de ferramenta.
Editar uma broca e alterar o diâmetro do corte atualiza o nome da broca.
Editar uma broca e selecionar uma broca de catálogo também atualiza o nome da broca.

Comentários adicionais ao nomear ferramentas

Quando você altera certos atributos da ferramenta no Assistente de ferramentas, o campo Nome na página Propriedades da finalização fica destacado, avisando que o nome da ferramenta pode precisar ser atualizado. Além disso, quando o campo Nome é destacado, informações adicionais são exibidas na dica de ferramenta, explicando por que o campo precisa de sua atenção.



Melhorias em Usinagens 2D

Usinagem com um ciclo de broca de vários segmentos personalizável

O Mastercam 2021 apresenta um novo percurso, o Furação Avançada (Advanced Drill).

O novo caminho da ferramenta Advanced Drill mostrado no Mastercam Simulator.

A Furação Avançada é um ciclo de perfuração personalizável de vários segmentos, útil para perfuração pontual, perfuração profunda e face posterior. Cada segmento do ciclo de perfuração pode ser definido em uma tabela na página Parâmetros de corte da Usinagem.

A página "Cortar parâmetros" do novo caminho da ferramenta Advanced Drill.

Para cada segmento, você pode personalizar uma ou todas as seguintes condições:
Defina passes individuais dentro do segmento, incluindo retrações para simular um ciclo de quebra de cavacos.
Defina a taxa de avanço ou escolha movimento rápido.
Mude a velocidade e a direção do eixo.
Ative ou desative as opções de refrigeração.
Adicione comentários ou código de entrada manual.
Ajuste a ordem em que os comandos são emitidos.

Como outras operações de perfuração, você pode usar a página Controle do eixo da ferramenta para escolher a saída de 34 ou 5 eixos. A escolha da saída de 4 ou 5 eixos fornece acesso a recursos adicionais de vários eixos, como a Zona de Segurança.

A Furação Avançada está localizado na galeria 2D na guia contextual Fresamento.

A galeria "2D" ativada com "Advanced Drill" realçada.


Usinagem de furos de chanfro com base na largura ou profundidade

O Mastercam 2021 apresenta uma nova estratégia de usinagem, a Furação de Chanfro (Chamfer Drill). Usando ferramentas com um ângulo na ponta, a Furação de Chanfro, chanfra os furos depois de calcular a profundidade correta com base na largura ou profundidade desejada. A Furação de Chanfro também permite selecionar furos de diferentes diâmetros ou tamanhos – ou que estejam em planos diferentes – e usiná-los em uma única operação com uma única ferramenta.

O novo caminho da ferramenta Perfuração de chanfro mostrado no Mastercam Simulator.

Você pode usar qualquer ferramenta com uma ponta cônica, não apenas uma broca. Como outras operações de furação, você pode usar a página Controle do eixo da ferramenta para escolher a saída de 34 ou 5 eixos. A escolha da saída de 4 ou 5 eixos fornece acesso a recursos adicionais de multi eixos, como a Zona de Segurança.

Para criar a usinagem, selecione Furação de chanfro na seção Furação de Fresamento 2D. Em seguida, na janela de gráfica, selecione as entidades que você deseja adicionar à lista Recursos. Use os seguintes métodos para fazer e manipular suas seleções:
Selecione entidades para adicioná-las ou excluí-las da lista Recursos.
Clique ou use a seleção de janela para escolher furos sólidos, arestas de arco sólidas, arcos de estrutura de arame, linhas, pontos ou posições do AutoCursor.
Ctrl + Clique ] para selecionar todos os recursos sólidos do raio correspondente.
Ctrl + Shift + Clique ] para selecionar todos os recursos sólidos do raio correspondente no mesmo vetor da seleção inicial.
Clique na seta de um recurso sólido selecionado para mudar de direção.

O Chanfro está localizado na galeria 2D na guia contextual Fresamento.

A galeria "2D" ativada com "Perfuração de chanfro" realçada.


Cantos de pré-usinagem para estrategia de usinagens dinâmicas

Uma nova página, pré-tratamento de canto (Corner Pretreatmen), foi adicionada a usinagem Fresamento Dinâmico. Use as opções nesta página para definir parâmetros de usinagem em qualquer canto das regiões de usinagem selecionadas antes de usinar o restante da peça. Essas novas opções são particularmente úteis se você tiver cantos afiados.

A nova página "Pré-tratamento de canto".

Além disso, isso pode reduzir a quantidade de ilhas de paredes finas criadas durante a usinagem.

Um caminho de ferramenta Dynamic Mill com opções de pré-tratamento de canto ativadas.


Adicionado um novo rolo em movimento para usinagens de face

Uma nova opção, Roll in, foi adicionada à página Parâmetros de corte dos caminhos da ferramenta Face.

A página "Cortar parâmetros" com a nova opção "Roll in" destacada.

A rolagem adiciona um movimento de arco com o raio inserido ao avanço em movimento. Este movimento é sempre oposto à direção de passagem. Essa opção é particularmente útil no engate da ferramenta, resultando em menos estresse da ferramenta.

NOTA: Quando Estilo é definido como Sentido único, o arco é aplicado a cada corte. Quando definido como Zigzag, o arco é aplicado apenas ao primeiro corte. Esta opção está indisponível para Uma passagem e Dinâmico.



Trocando os parâmetros Lead In e Lead Out

Uma nova opção foi adicionada à página Entrada / Saída de entrada para caminhos da ferramenta 2D. Este novo botão permite trocar os valores dos parâmetros nas seções Entrada ou Saída sem perder informações.

A página "Lead In / Out" com o novo botão "Swap" realçado.


Usando a nova ligação de ajuste de arco e a substituição de movimento em avanço

Duas novas opções estão disponíveis na página Linking Parameters para todos as Usinagens 2D.

A página "Linking Parameters" com "Arc fit maximum radius" e "Output feed move" destacada.

A opção Raio máximo de ajuste de arco tenta ajustar movimentos de arco de 90 graus em movimentos rápidos e de folga. Se o raio inserido não couber, a saída será criada como um arco de 180 graus.

Use a opção Movimento de saída de saída para produzir o movimento rápido entre as passagens como uma taxa de avanço, em vez de uma movimentação rápida. Isso pode ser útil quando a ferramenta precisar fazer muitos movimentos irregulares por passagem para pular entre diferentes áreas da peça.



Aprimoramentos de contorno

O caminho da ferramenta Contorno 2D agora inclui os seguintes aprimoramentos.

Aprimoramentos adicionais nos passes de limpeza

Uma nova opção, Aplicar a todos os passes de acabamento, na página Multi Passes aplica passes de limpeza após o último passe de acabamento para cada profundidade definida pelo parâmetro Acabamentos de passes.

A página "Multi passes" com "Aplicar a todos os passes finais" realçada.

Quando desmarcada, os passes de limpezas são aplicadas somente após a última passagem de acabamento na profundidade final.

Outra nova opção na página Multi Passespasses de limpeza da máquina após o término de todos os contornos, permite executar passes de limpeza após todos os cortes de acabamento e cortes de profundidade terem sido concluídos.

A opção "Mola da máquina passa depois de terminar todos os contornos" destacada.


Rampa de perfil para movimentos de entrada / saída de leads

A rampa de perfil é uma nova opção no menu suspenso Linha na página Entrada / Saída de entrada para usinagens de Contorno 2D.

A página "Lead In / Out" com o menu suspenso "Line" realçado.

Quando você seleciona esta opção, você pode modificar apenas o valor do ângulo da rampaA rampa de perfil usa uma rampa contínua para fazer a transição suave entre os movimentos de entrada e saída.

Um caminho da ferramenta Contour com "Rampa de perfil" selecionada.


Finalização no Centro para Fresamento Circular e na Usinagem de Hélice

Para obter mais consistência entre as opções de usinagem, uma opção Fim no centro foi adicionada à página Transições do caminho da fresa de círculo e à página Parâmetros de corte da usinagem em Hélice.

A página "Parâmetros de corte" para um caminho da ferramenta Helix Bore, com "Fim no centro" realçado.

Agora você pode escolher Iniciar no centro e Terminar no centro nesses caminhos da ferramenta.

Iniciar no centro inicia a usinagem no centro de cada entidade selecionada. Após a usinagem dessa entidade, a usinagem passa para a próxima entidade.

Terminar no centro termina a usinagem no centro de cada entidade selecionada. Após a usinagem dessa entidade, a usinagem passa para a próxima entidade.



Seleção aprimorada de pontos de arco e estrutura de arame para percursos de perfuração automática

Ao usar a usinagem de Furação automática para criar operações para furos de rosca, o Mastercam escolhe o tamanho da rosca com base no diâmetro dos arcos selecionados. Isso pode ser um problema quando a geometria é baseada no diâmetro menor de um furo roscado.

Agora, quando você seleciona apenas arcos, o Mastercam exibe o parâmetro Sobrepor o diâmetro da Geometria (Override geometry diameter) no lugar de Criar arcos em pontos selecionados na guia Parâmetros da Ferramenta. o Mastercam usa o diâmetro do furo existente, a menos que você selecione a opção Substituir.

A guia "Parâmetros da ferramenta" com "Substituir diâmetro da geometria" realçado.

Se qualquer ponto de estrutura de arame for selecionado, o parâmetro Criar arcos nos pontos selecionados será exibido e o diâmetro inserido pelo usuário associado a esse campo definirá o diâmetro do furo.

A guia "Parâmetros da ferramenta" com "Criar arcos nos pontos selecionados" realçada.


Melhorias em Usinagens 3D

Aprimoramento na Usinagem Combinada (Blend toolpath)

O caminho da ferramenta 3D High Speed ​​Blend agora inclui os seguintes aprimoramentos.

Criando passes equidistantes

A opção 3D no menu suspenso Projeto na página Parâmetros de corte está agora disponível.

A página "Cortar parâmetros" com o menu suspenso "Projeto" realçado.

Quando selecionada, o Mastercam mantém os passes criados equidistantes em 3D, adicionando cortes em áreas íngremes.

Definir o número exato de passagens de corte

A nova caixa de seleção Número de passes, localizada na página Parâmetros de corte, permite definir o número exato de passes de corte.

A página "Parâmetros de corte" com o "Número de passes" destacado.

Invertendo a direção do corte

A nova caixa de seleção Giro de passe lateral (Flip stepover), localizada na página Parâmetros de corte, inverte a direção do corte da Usinagem Combinada.

A página "Cut Parameters" com "Flip stepover" destacada.

Confinando curvas na ponta da ferramenta ou no ponto de contato da ferramenta

Agora você pode confinarar as curvas selecionadas na página Controle do caminho da ferramenta no ponto de contato da ferramenta ou na ponta da ferramenta.

A página "Controle do caminho da ferramenta" com "Curvas" e "Conter" destacadas.

Ponto de contato da ferramenta : confina o centro da ferramenta dentro das curvas selecionadas.

Ponto de contato da ferramenta : confina os pontos de contato da ferramenta dentro das curvas selecionadas. O centro da ferramenta pode ser executado fora das curvas selecionadas, mas o ponto de contato da ferramenta não.

Usinagem a partir do centro e para o centro

Agora, dois novos métodos estão disponíveis no menu suspenso Método de corte, na página Parâmetros de corte.

A página "Parâmetros de corte" com "Método de corte" realçada.

A partir do centro : corta uma direção, passa para o próximo corte e corta na direção oposta, começando do centro e trabalhando para fora, mantendo um corte de subida.

Para o centro : Corta uma direção, passa para o próximo corte e corta na direção oposta, começando do lado de fora e indo para o centro, mantendo um corte de escalada.



Aprimoramento de transições

A página Linking Parameters para caminhos da ferramenta 3D agora inclui duas novas opções, Apply transitions e Extension.

A página "Linking Parameters" com "Extension" e "Apply transitions" destacada.

Aplicar transições (Apply transitions), quando selecionado, define movimentos de retração para serem movimentos de transições. O novo movimento de transição usa os valores definidos na página TransiçõesAplicar transições não está disponível para as usinagens Área horizontal, Desbaste de área e Desbaste Dinâmico.

O parâmetro Extensão estende o movimento de avanço pelo valor inserido, usando uma linha tangencial.



Aplicando ângulos automáticos e personalizados nas Usinagens de Varredura (Raster)

Agora você tem a opção de o Mastercam definir automaticamente ângulos diferentes para maximizar o comprimento do padrão de corte e / ou minimizar os movimentos de conexão de um caminho de ferramenta Raster. Esta opção está na página Parâmetros de corte.

A página "Parâmetros de corte" com "Ângulo de usinagem" realçada.


Melhorias em Multieixos

Usinagem com o novo caminho de desbaste automático 3 + 2

A nova Usinagem de Desbaste automático 3 + 2 cria automaticamente usinagens com vários planos para desbaste de 3 eixos. O Mastercam analisa o modelo e o material e cria uma usinagem desbaste. Em seguida, o Mastercam calcula o estoque restante e calcula uma nova usinagem. Isso continua até que apenas uma quantidade definida de estoque permaneça. Os resultados estão todos contidos no único caminho da ferramenta.

A imagem abaixo mostra o novo caminho da ferramenta em uma peça com o modo de Exibição em seção ativado, permitindo que você veja melhora usinagem.

Um caminho da ferramenta Desbaste automático 3 + 2 em uma peça exibida na janela de desenho.

O Desbaste automático 3 + 2 está localizado na galeria Multieixos na guia contextual Fresamento.

A galeria "Multiaxis" aparece com "Desbaste automático 3 + 2" realçado.


Usinagem com o renomeado e aprimorado desbaste multieixo

O Desbaste Multieixo (Multiaxis Roughing) foi aprimorado e renomeado para Multiaxis Pocketing. Esse percurso revisado inclui novas opções, como desbaste, acabamento de parede e acabamento de piso.

Um caminho da ferramenta Multiaxis Pocketing em uma peça na janela de desenho.

O Multiaxis Pocketing proporciona maior controle do ponto de contato da ferramenta e do ângulo de usinagem ao usar as ferramentas Acabamento Acelerado (Accelerated Finishing ™). Essas opções garantem que você obtenha o melhor movimento possível dessas ferramentas.

A página "Controle do eixo da ferramenta".


Definindo taxas de avanço separadas para movimentos de vinculação de entrada e saída

As estrategias de usinagem Curva, Fluxo, Múltiplas Superfícies, Swarf e Port agora têm opções de controle de avanço separadas para movimentos de vinculação de entrada e saída. Esses controles estão na página Entrada / Saída, na página Vinculação.

A página "Entrada / Saída" com "% da taxa de alimentação" realçada.


Estendendo curvas de aresta para caminhos de ferramenta Morph

Adicionamos a opção Estender curva da aresta a usinagem Morph para oferecer melhor controle sobre os resultados da usinagem. Ao usar esta opção, você pode obter uma usinagem diferente sem desenhar geometria adicional. A opção Estender curva de aresta está na página Parâmetros para tratamento de arestas de superfície.

A página "Parâmetros para tratamento de arestas de superfície" com "Estender curva de aresta" realçada.

Nas versões anteriores do Mastercam, você precisava adicionar o wireframe e usá-lo para gerar o caminho da ferramenta Morph.

Um caminho de ferramenta Morph com estrutura de arame extra.

No Mastercam 2021, você não precisa mais adicionar estrutura de arame. Selecionar Estender curvas da aresta cria o seguinte caminho da ferramenta.

Um caminho de ferramenta Morph sem estrutura de arame extra e "Estender curva de aresta" selecionado.

Quando desmarcada, o caminho da ferramenta é criado como mostrado abaixo.

Um caminho de ferramenta Morph sem estrutura de arame extra e "Estender curva da aresta" desmarcada.


Melhorias avançadas de rotação

Criando cortes Z constantes

Uma nova opção, Etapa de profundidade adaptativa foi adicionada à página Padrão de corte do percurso do Rotação Avançada (Rotary Advanced).

A página "Padrão de corte" com "Etapa de profundidade adaptável" realçada.

O passo de profundidade adaptável cria cortes Z constantes dentro da distância definida e da distância mínimaO passo de profundidade constante cria cortes Z constantes.

Filetagem de cantos afiados

A página Padrão de corte agora inclui opções de suavização. Use a opção Porcentagem de cantos para fazer filetes nos cantos agudos dos contornos internos, especificando o raio do filete como uma porcentagem da distância da passagem. A opção Porcentagem final do contorno faz o mesmo nos cantos mais nítidos dos contornos externos.

A página "Padrão de corte" com "Suavização" realçada.


Melhorias em Torneamento

Usinagem de formulários de rosca personalizados

O Mastercam 2021 apresenta a nova usinagem de Rosca Customizada (Lathe Custom Thread) para oferecer suporte a forma de Rosca personalizadas.

O novo caminho da ferramenta Lathe Custom Thread em uma peça na janela de desenho.

A nova usinagem também aproveita a interface do painel da próxima geração do Mastercam para simplificar e otimizar seu fluxo de trabalho de programação. Você pode selecionar a geometria encadeada para representar a seção transversal da rosca ou selecionar uma das quatro definições paramétricas:

Corda
Contraforte
Quadrado
Trapezoidal

As definições paramétricas permitem definir o perfil inserindo cotas diretamente em uma grade de propriedades, eliminando a necessidade de encadear a geometria.

O painel de funções "Custom Thread".

O Mastercam permite definir passes de desbaste e acabamento com parâmetros de corte separados.

O novo módulo de rosca personalizado também suporta outros recursos avançados de rosqueamento e percurso do Mastercam, como roscas com várias partidas, inspeção de ferramentas, roscas ID / OD, tolerâncias para peças correspondentes e torneamento na linha central. Você pode até nomear e salvar formas de encadeamentos personalizados para recuperá-los e reutilizá-los facilmente em operações futuras.



Suporte para pinças e mandris de pinça

O Mastercam Mill-Turn agora suporta mandris de pinça e pinças como tipos de componentes individuais. Isso expande bastante a gama de máquinas que podem ser diretamente suportadas pela Mill-Turn. A figura abaixo mostra um exemplo dos novos componentes.

Um componente de pinça mostrado no Machine Simulation.

Pinças e mandris de pinça são totalmente suportados pelo Machine Simulation. Eles podem ser modelados parametricamente ou você pode escolher um modelo sólido do componente.

Essa funcionalidade está disponível para todos os usuários do Mill-Turn, não apenas para os desenvolvedores de máquinas. Use a Biblioteca de componentes do Mastercam para criar pinças e mandris de pinças e organizá-los em bibliotecas com seus outros mandris e mandíbulas. Depois de carregar sua máquina no Mastercam, basta selecionar os componentes desejados como parte da Configuração do trabalho da Mill-Turn.

A caixa de diálogo "Grupos", destacando as novas opções "Collet Chuck Group" e "Collet Group".

Depois de carregar sua máquina no Mastercam, use a página Configuração de máquina em Configuração do trabalho para montar um mandril de pinça e pinça na sua máquina. Se mandris e mandíbulas já estiverem montados por padrão, remova-os antes de selecionar um mandril e pinça.

A página "Configuração da máquina" em Configuração da tarefa, destacando as novas seleções de pinça e bucha.


Modelagem aprimorada para mandris e mandíbulas

O Mastercam 2021 expande o suporte para modelar mandris e mandíbulas. Agora você pode definir mandris e mandíbulas selecionando um modelo sólido. Além disso, o Mastercam 2020 introduziu a capacidade de definir um mandril com um perfil encadeado. Essa funcionalidade foi estendida para incluir garras de mandril.

Essa funcionalidade está disponível para usuários de torno e fresagem.
O Mastercam Lathe usa a geometria associada para gerar os limites dos componentes para mandris e garras.
As funções de simulação de máquina e detecção de colisão do Mastercam Mill-Turn suportam totalmente as novas opções de geometria.

Para garras de mandril definidas por geometria encadeada, é possível posicionar a posição de referência (ou posição de fixação) em qualquer lugar ao longo da corrente. A geometria pode ser desenhada em qualquer lugar, não precisa ser desenhada na posição correta. Além disso, o Mastercam inverte automaticamente o perfil, conforme necessário, para que as garras possam ser usadas em qualquer eixo.

A interface e o fluxo de trabalho para trabalhar com componentes de mandris e mandíbulas também foram redesenhados. Essas alterações também se aplicam aos novos componentes de pinça e bucha.

Quando você seleciona um modelo sólido, os novos painéis de funções permitem alinhar e reposicionar o modelo. Isso significa que o modelo de componente não precisa ser desenhado em uma orientação ou local específico. Selecione Alinhar componente na guia Geometria. O novo painel de função Align Collet Chuck é exibido.

A guia "Geometria" do Machine Component Manager, com "Align component" destacado.

Você pode fazer as alterações necessárias como parte do fluxo de trabalho de definição de componente. Por exemplo, nesta figura, o modelo é girado 60 graus ao redor do eixo Z após ter sido selecionado.

Um mandril de pinça girou na janela de desenho.

Você pode selecionar um modelo sólido a partir de um arquivo externo ou de um nível da sua parte. Controles adicionais permitem otimizar ou reparar o modelo ou retornar ao painel de funções Alinhar para fazer alterações. Esses novos botões estão na guia Geometria.

A guia "Geometria" do Machine Component Manager com os controles adicionais destacados.

A janela Visualizar foi aprimorada significativamente.

Clique com o botão direito do mouse na janela para girar o componente ou visualizá-lo de diferentes ângulos.

Use o controle deslizante Translucidez (Translucency) para ver detalhes nas faces ocultas do componente.

A visualização aprimorada também está disponível para componentes definidos parametricamente ou com geometria encadeada.

O Mastercam destaca a dimensão ou o campo em que você está trabalhando.

A profundidade do canal para mandris é visualizada com precisão.

Opções adicionais estão disponíveis para componentes específicos. Por exemplo, você pode exibir a pinça, seu limite 2D ou ambos. 



Suporte aprimorado ao movimento da mandíbula

Nas versões anteriores do Mastercam, a distância que as garras do mandril moviam ao prender a peça foi definida como uma distância livre para o mandril.

Isso foi enganoso e confuso para muitos usuários. No Mastercam 2021, essas configurações foram identificadas mais claramente como Distância de fixação na guia Parâmetros e incorporadas ao redesenho geral dos componentes do mandril e mandíbulas.

A guia "Parâmetros" com a opção "Distância de fixação" destacada.

Novas opções permitem que você insira a distância de fixação manualmente ou permita que o Mastercam a calcule para você.
O Mastercam usa algoritmos inteligentes para calcular valores diferentes para componentes de garras e pinças. Por exemplo, a amplitude de movimento de uma pinça é geralmente muito menor do que para as garras do mandril.

O reprojeto é realizado na Configuração da tarefa, onde os usuários podem ajustar os valores conforme necessário para cada eixo. Os campos estão disponíveis apenas quando a Distância de fixação foi definida como Manual.

A página "Configuração da máquina" na guia "Configuração do trabalho" com "Distância de fixação" realçada.


Aprimoramentos do designer de ferramentas

Ajustando o ponto de compensação de uma ferramenta 3D

Para ajudar a criar uma definição precisa da ferramenta 3D com modelos fornecidos pelo fabricante, com qualidade e precisão variadas, agora você pode fazer ajustes finos no ponto de compensação da ferramenta. Clique no botão Ajuste fino na página Compensação para inserir a função. Os modelos sólidos da ferramenta desaparecem e o gnomon dinâmico é exibido na origem. Você pode então escolher mover a geometria ou reposicionar o gnomon.

A página "Compensação" do painel de funções "Designer de ferramenta", com "Ajuste fino" realçado.

Criando inserções com várias definições

As inserções nas ferramentas 3D agora podem suportar várias definições, o que permite criar versões de uma pastilha com diferentes métodos de compensação, definições do segundo canto, padrões de corte e assim por diante. Na página Pastilhas do Designer de Ferramentas, clique com o botão direito do mouse na lista de pastilhas e escolha Nova Definição de Corte no menu pop-up. O Mastercam exibe a página Inserções, que contém um grupo de opções para definir uma definição de inserção.

Além disso, há uma seção Detalhes que exibe informações relevantes para cada definição de inserção.

Criando ferramentas 3D com múltiplos insertos

As ferramentas 3D do Mastercam agora suportam várias inserções, com esta nova funcionalidade localizada na página Insertos (Inserts) do painel Designer de Ferramenta. Você define várias inserções da mesma forma que fez com os modelos de inserção única. Clique com o botão direito do mouse na lista de inserção e escolha Nova inserção no menu pop-up. O Mastercam exibe a página Inserir, onde você define a nova inserção, como fez nas ferramentas 3D anteriores. Cada inserção que você define é adicionada à lista de inserções.

A página "Inserções" de uma ferramenta 3D com várias inserções.
Uma ferramenta 3D com várias inserções exibidas na janela de desenho.

Redefinindo o plano de conexão da máquina

Anteriormente, ao substituir o modelo de suporte no Tool Designer, o plano de conexão da máquina permanecia preenchido. Como é improvável que a conexão da máquina permaneça correta após a substituição do suporte, o plano de conexão da máquina agora é redefinido.

Além disso, agora você pode escolher um plano nomeado para o plano de conexão da máquina. Clique no botão Selecionar plano nomeado na página Titular para exibir a caixa de diálogo Seleção de plano. Depois de selecionar o plano, a função reposicionar inicia para que você possa escolher a posição central correta.

A página "Titular" com o botão "Selecionar plano nomeado" selecionado, abrindo a caixa de diálogo "Seleção de plano".

Feedback visual aprimorado para ajustar limites

Ao ajustar o limite da ferramenta na página Limite do Designer de Ferramentas, o Mastercam agora exibe a localização do plano ajustado como um retângulo translúcido.

Uma ferramenta 3D na janela de desenho, com um limite aprimorado de ferramenta visual.


Simulação de Mill-Turn com Simulador Mastercam

Para o Mastercam 2021, a simulação de torneamento foi adicionada à interface do Mastercam Simulator. Você pode experimentar a simulação Mill-Turn com as mesmas ferramentas de interface que o Simulador Mastercam.

Mastercam Simulator, mostrando o painel "Axis Controller".

A nova interface inclui um controlador de eixo de máquina mais fácil de usar e intuitivo, além de outros benefícios. O método para iniciar a simulação no Sync Manager não foi alterado. A recém-criada Lista de Movimentos permite ver vários fluxos de dados ao mesmo tempo, bem como o status de todos os eixos em cada posição na sequência do caminho da ferramenta.

Mastercam Simulator, mostrando o painel "Move List" atualizado.

Ferramentas familiares para comparação, recorte e medição de estoque estão disponíveis no Mastercam Simulator.

Mastercam Simulator com destaque para as opções "Clipping".


Aprimoramentos de encadeamento sólido no torno

Usando um perfil girado para encadeamento

Anteriormente, o encadeamento sólido de torno usava um perfil de fatia para encadear. Isso foi problemático quando o perfil da peça não era cilíndrico. No Mastercam 2021, o encadeamento do torno agora usa um perfil de rotação que cria a geometria do perfil girando virtualmente a geometria em torno do eixo selecionado e gerando uma aproximação aproximada do perfil real. Isso resulta em um perfil mais preciso, sem a necessidade de adicionar geometria temporária.

Uma parte na janela de desenho, mostrando o perfil girado ao encadear.

Ao usar o perfil de rotação, os perfis superior e inferior são exibidos inicialmente. Depois de encadear o perfil superior ou inferior, o perfil desencadeado não será mais exibido na janela de desenho.

Ajustar dinamicamente o ponto inicial e final dos encadeamentos

O encadeamento sólido de torno agora inclui a opção Dinâmica disponível no encadeamento sólido padrão. Use Dinâmico para mover o início ou o fim de um encadeamento selecionada para qualquer posição ao longo de uma aresta.

A caixa de diálogo "Solid Chaining" com "Dynamic" realçado.


Transformando uma operação de transformação para fresamento

Os usuários de Mill-Turn agora podem transformar uma operação de transformação, dentro de certos limites. A limitação mais importante é que você não pode transformar uma operação de transformação existente se isso resultar na criação de vários planos de ferramentas.

Por exemplo, se você criar uma usinagem para usinar uma ranhura na orientação transversal do eixo Y, poderá executar uma transformação de rotação rotativa para criar várias cópias do slot rotacionado em torno do eixo Z. Se desejar, agora você pode transformar essa operação transformada com uma conversão de conversão planar – por exemplo, para criar conjuntos adicionais de ranhuras em locais Z diferentes. No entanto, o Mastercam não permitirá que você realize uma transformação de rotação planar, pois isso criaria vários planos de ferramentas adicionais que não podem ser suportados.

A caixa de diálogo Transform Operation Parameters inclui a lógica necessária para filtrar as listas de operações disponíveis ou transformar métodos para garantir que você não crie cenários de transformação não suportados. Por exemplo, se você selecionar uma operação de transformação na lista de operações Origem, o Mastercam filtra a lista de tipos de transformação para exibir apenas os métodos suportados. Da mesma forma, se você selecionar o tipo Transform primeiro, o Mastercam filtra a lista de operações de origem disponíveis. O Mastercam também leva em consideração o tipo de moinho e a combinação de eixo ao filtrar as operações.

A caixa de diálogo "Transform Operation Parameters", com uma operação Transform selecionada como fonte.


Suporte aprimorado para torno suíço com o usinagem de corte e retirada

O caminho da ferramenta de corte e retirada do Mastercam foi aprimorado para funcionar melhor com torno suíço. A usinagem agora funciona em dois modos diferentes:

Modo Torno, semelhante à maneira como sempre funcionou.
Modo suíço, que é acionado por uma opção no post.

O novo modo suíço apresenta as seguintes diferenças.

Na guia Configuração do caminho da ferramenta de corte de separação, o Mastercam usa um método diferente para calcular a coordenada X do movimento de corte. Quando você clica em Do estoque, o Mastercam adiciona a distância da folga da ferramenta da caixa de diálogo Propriedades do Grupo de Máquinas à dimensão do estoque. Isso garante que você não receberá um aviso de colisão ao pré-posicionar a ferramenta de corte.

Para pré-posicionar a ferramenta de corte, um novo botão chamado = Corte X foi adicionado à guia Operações. Ao selecionar este botão, o valor da coordenada X de corte é copiado para a página de pré-posição. Isso garante que a ferramenta de corte seja pré-posicionada no ponto apropriado para iniciar a operação de corte. Além disso, o valor mínimo de X para o ponto de pré-posição foi reduzido da parte superior do mandril para zero.

A guia "Operações" de um caminho da ferramenta Corte / retirada de barra / Corte, destacando a opção "= Corte X".

O Mastercam também usa o valor do ponto tangente X da operação de corte do torno de forma diferente.

A guia "Parâmetros de corte" de um caminho de ferramenta Corte do torno, com o botão "Ponto tangente X" realçado.

No modo Torno, o ponto tangente X é interpretado como um valor absoluto.
No modo suíço, o Mastercam calcula o valor do ponto tangente X a partir do modelo de estoque. O valor do ponto tangente X da guia Parâmetros de corte é adicionado ao valor calculado como um ajuste.



Criando operações de Router com o Mastercam Torno

Os usuários de torno que também possuem uma licença de Router agora podem acessar as operações de fresagem da Router sem possuir uma licença separada de Fresa.

A guia contextual "Roteamento".

No entanto, o produto Mill-Turn ainda exige uma licença de Fresa além do Torno se você deseja criar operações de fresamento.



Melhorias em Mastercam Design

Detectando e criando furos personalizados

O Mastercam 2021 tem o poder de reconhecer geometria complexa de furos – incluindo furos cruzados e não convencionais – em corpos sólidos sem histórico. Depois que o Mastercam descobrir esses furos, você poderá usar as novas opções expandidas na função Furo para salvar seus furos personalizados em um modelo para uso futuro.

O painel de função "Buraco" detecta furos personalizados.

Além disso, você não está mais limitado aos nossos estilos padrão. Você pode criar qualquer furo personalizado de estilo conforme necessário e salvá-lo em uma biblioteca para reutilização no futuro.

Detectando furos com adicionar histórico

Use a função Adicionar histórico do Mastercam para detectar furos complexos em corpos sólidos. Simplesmente selecione Operações de furo para encontrar todos os furos dentro da faixa dos valores de raio mínimo e máximo inseridos. O Mastercam cria uma operação no Solids Manager para cada estilo de furo detectado exclusivo.

Ocasionalmente, interseções, interrupções e certas configurações dimensionais dificultam a detecção de alguns furos pelo Mastercam. Se a detecção automática não retornar todos os furos no corpo, use o modo Manual para selecionar as faces que definirão o furo. Quando você escolhe esse modo, o Mastercam desativa os valores de raio mínimo e máximo e aceita seleções em que o diâmetro interno de uma seção é maior que as seções adjacentes. O Mastercam processará todas as faces adjacentes para criar uma operação de furo. A seleção de uma face e janela está disponível neste modo.

Salvando e editando operações de furo padrão e personalizadas

No Gerenciador de sólidos, o Mastercam cria uma operação de furo personalizado para qualquer furo que não corresponda a um tipo de furo existente já encontrado na peça. Você pode editar esta operação, assim como qualquer outra operação sólida.

Clique duas vezes em qualquer operação de furo personalizado para abrir o painel de funções de furo. Cada parte do furo pode ser modificada ajustando as dimensões na seção Estilo do furo do painel. Você também pode salvar suas dimensões de furo personalizadas em uma biblioteca (anteriormente chamada de modelo) para que fique disponível em futuras sessões do Mastercam.

Você pode até converter seus furos padrão em furos personalizados, que preenchem todos os valores de furos personalizados com os valores do furo padrão. Você pode adicionar novos segmentos ao furo padrão convertido, em vez de criar um furo a partir do zero.

Novas opções poderosas permitem modificar furos personalizados após a criação inicial. Use a nova opção Adicionar segmento para adicionar uma nova linha ou segmento de linha na parte inferior da grade de furos personalizada. Clique com o botão direito do mouse na primeira coluna da grade e você pode adicionar segmentos e recursos como chanfro.



Selecionando vários furos em várias entidades

Agora você pode selecionar furos do mesmo diâmetro em várias entidades com um clique. Selecione a opção Permitir vários corpos sólidos (Allow multiple solid bodie) na guia Básico do painel de funções Eixo do furo e pressione a tecla [ Ctrl ] quando clicar no diâmetro do furo desejado. Todos os furos que correspondem ao diâmetro destacado nesse corpo e em qualquer outro corpo visível serão selecionados.

O painel de funções "Eixo do furo" com "Permitir vários corpos sólidos" destacado.


Analisando e modificando direções UV em modelos de superfície

O Mastercam 2021 oferece duas novas funções de linha de fluxo, Edit UV e Refluxo UV, que você pode usar para analisar e modificar a direção do UV em modelos de superfície para utilizar de maneira mais eficaz os caminhos da ferramenta de fresamento de linha de fluxo.

Editando as direções U e V das superfícies

O Edit UV permite alternar os eixos U e V, bem como reverter independentemente as direções de fluxo U e V em qualquer número de superfícies.

O novo painel de funções "Edit UV".

Depois que as superfícies são selecionadas, um controle de seta tangente UV aparecerá no ponto central de cada superfície e, se ativado, linhas de fluxo temporárias serão desenhadas nas superfícies. Você também pode usar a opção Propagar para alterar todas as direções U e V da superfície direcionada para corresponder às de uma superfície “inicial”. As superfícies alvo devem tocar.

Redefinindo o fluxo de superfície

O Reflow UV permite redefinir o fluxo especificando um ângulo de rotação ou novas curvas de limite.

Várias superfícies mostradas na janela de gráficos com fluxo de superfície modificado.

Primeiro selecione a superfície que você deseja refluir. Então:
Selecione Ângulo de rotação para colocar um controle de rotação no centro da superfície pai. O fluxo é inicialmente alinhado com a direção U.
Selecione Curvas de limite para escolher até quatro curvas para definir os limites de uma nova superfície a ser formada sobre a superfície existente. O fluxo é redefinido pela forma da nova curva de limite.



Espelhando sobre os eixos X e Y

Nas versões anteriores do Mastercam, você precisava de duas operações para espelhar a geometria sobre os eixos X e Y usando a função Espelho. Uma nova opção no Mastercam 2021 permite espelhar a geometria sobre os eixos X e Y em uma operação.

O painel de funções "Espelho" com os "eixos X e Y" realçados.

A opção dos eixos X e Y não apenas cria três cópias da geometria selecionada imediatamente, mas também permite definir uma nova origem de eixo, selecionando uma posição na tela.

Uma peça espelhada nos eixos X e Y na janela de desenho.

Além disso, adicionamos os comandos de modificação, Remover e Redefinir, para que você possa remover ou restaurar qualquer uma das quatro instâncias da sua geometria transformada.

Os comandos de modificação, "Remover" e "Redefinir" destacados no painel de funções "Espelho".

Nota: O método juntar (Join) é desativado quando você seleciona o espelhamento sobre os eixos X e Y.



Determinar automaticamente a profundidade Z

Quando você criava a geometria em versões anteriores, usando Pontos finais de linha, Pontos perpendiculares de linha, Três pontos de arco ou Pontos finais de arco, o Mastercam projetou o segundo ponto final na profundidade Z do sistema, a menos que você o encaixasse em um ponto existente do AutoCursor. A nova caixa de seleção Determinar automaticamente profundidade Z mantém todos os novos pontos que não sejam do AutoCursor na profundidade do AutoCursor do primeiro ponto final. Determinar automaticamente a profundidade Z não está disponível quando você trabalha no modo 2D.

O painel de funções "Pontos finais da linha" com "Determinar profundidade Z automaticamente" realçado.

Se você usar o método Multi-line para criar linhas, o Mastercam manterá o novo ponto na profundidade da posição anterior do AutoCursor até você selecionar outra posição.



Melhorias Gerais no Mastercam 2021

Aprimoramentos de encadeamento Sólido

Suporte de loop traseiro

Ao selecionar encadeamento no modo translúcido, o Mastercam exibe um loop associado à face, mesmo que a face esteja na parte traseira de uma peça.

Uma peça no modo translúcido, com um loop exibido na parte traseira da peça.

Selecionando encadeamentos paralelss ao Plano de Construção

O novo modo Plano de Construção substituiu o modo Face na caixa de diálogo Encadeamento de Sólido (Solid Chaining).

A opção "Avião" destacada na caixa de diálogo "Encadeamento sólido".

A funcionalidade varia de acordo com o método de encadeamento usado com o modo Plano de Construção selecionado.
Quando você seleciona Plano de Construção e usa o método de encadeamento Arestas, apenas as arestas paralelas ao Plano de Construção ativo são encadeadas.
Quando você seleciona Plano de Construção e usa o método Loop de encadeamento, apenas os loops paralelos ao Plano de Construção são encadeados.
Quando você seleciona Plano de Construção e usa o método Face de encadeamento, apenas as faces paralelas ao Plano de Construção ativo são encadeadas. Quando a seleção aprimorada, como clique duplo ou triplo, é usada, todas as faces na mesma profundidade Z da face selecionada são encadeadas. Ao usar a seleção de janela, as faces na profundidade Z atual são encadeadas.

Ajustar dinamicamente o ponto inicial e final dos encadeamentos

A opção Ponto Inicial Dinâmico (Dynamic Start Point), disponível para encadeamento de estrutura de arame, agora está disponível para encadeamento sólido. O ponto inicial dinâmico permite especificar um novo ponto inicial de um encadeamento sem antes criar a geometria da estrutura de arame. O Ponto Inicial Dinâmico mantém a associatividade com o sólido.

A opção "Dinâmico" destacada na caixa de diálogo "Encadeamento sólido".

Selecionando arestas abertas e compartilhadas externas

Os modos de encadeamento sólido, Bordas abertas e Bordas compartilhadas, foram adicionados ao Mastercam 2020. No Mastercam 2021, esses modos foram aprimorados e renomeados para Bordas abertas externas e Bordas compartilhadas externas.

No modo Arestas abertas externas, selecione uma face sólida para encadear as arestas abertas da face no sentido horário.

No modo Arestas compartilhadas externas, selecione uma face sólida para encadear as arestas compartilhadas externas da face no sentido anti-horário.

Vários métodos de seleção adicionados ao loop

Métodos de seleção adicionais agora estão disponíveis ao usar o modo Loop :

Shift + clique ] para selecionar faces tangentes.
Alt + clique ] para selecionar o vetor.
Ctrl + clique ] para selecionar filetes e furos correspondentes.
Janela-selecione para selecionar várias faces.
Ctrl + Shift + clique ] para selecionar faces semelhantes.
Clique duas vezes para selecionar um recurso.
Ctrl + Shift + clique duplo ] para selecionar recursos semelhantes.
Clique três vezes para selecionar o corpo sólido.

Suporte visual aprimorado ao selecionar uma borda compartilhada

O fluxo de trabalho de encadeamento sólido foi aprimorado ao usar os métodos Loop ou Loop Parcial. O Mastercam não apresenta mais a caixa de diálogo Escolha uma face de referência que permite percorrer as possíveis faces de referência para escolher a face correta a ser encadeada. No Mastercam 2021, você passa o mouse sobre a geometria até que o loop correto seja exibido.

Uma parte exibindo as possíveis faces de referência para uma seleção "Loop".

Aprimoramentos de encadeamento de estrutura de arame

Aprimoramentos de encadeamento de estrutura de arame

Listados abaixo estão os aprimoramentos feitos no encadeamento no modo Wireframe.

Indicando a direção do Encadeamento para métodos de seleção

Nas versões anteriores do Mastercam, a direção da corrente não era indicada ao usar os métodos de seleção Janela, Polígono, Vetor e Área. Agora, o Mastercam 2021 indica a direção da corrente ao usar esses métodos de seleção. Além disso, se várias geometrias de estrutura de arame estiverem encadeadas, a opção Reverse mudará a direção de todos os encadeamentos ativos.

Feedback visual aprimorado usando o modo de Construção

Ao usar o modo Plano de Construção, o Mastercam agora destaca e permite selecionar apenas as entidades paralelas ao Plano de Construção ativo.

Controles consistentes de ponto inicial e final

A caixa de diálogo Encadeamento que é aberta ao selecionar o ponto Iniciar no menu do botão direito do Gerenciador de Encadeamento (Chain Manager) foi atualizada. Os controles agora são consistentes com a caixa de diálogo Wireframe Chaining.



Exibir todas as setas de seleção

O botão Exibir todas as setas de seleção nas caixas de diálogo Encadeamento de estrutura de arame e Encadeamento sólido substituiu o botão Cancelar seleção de todos.

O botão "Exibir todas as setas de seleção" realçado na caixa de diálogo "Encadeamento".

A nova função está disponível apenas quando você cria vários encadeamentos. Clicar nesta função exibe todas as setas de seleção de encadeamento. Loops completos exibem apenas uma seta de direção da corrente; loops parciais exibem as setas inicial e final.

Uma peça com várias correntes selecionadas, cada uma exibindo uma seta de direção da corrente.

Quando as setas de seleção são exibidas, você pode editar os encadeamentos sem sair da caixa de diálogo Encadeamento. Selecione a seta inicial ou final na janela de desenho para ativar um encadeamento específica.

Clique em um encadeamento ativo para ativar os controles de Início / Fim nas caixas de diálogo Encadeamento de estrutura de arame e Encadeamento sólido.

Após criar vários encadeamentos, selecione Exibir todas as setas de seleção para exibir todas as setas de seleção de correntes.

Em seguida, selecione Reverse para mudar a direção de todos os encadeamentos ativas.

Selecione um encadeamento na janela de desenho e selecione Inverter para mudar a direção do encadeamento que você selecionou ou selecione Dinâmico para posicionar o início ou o fim do encadeamento no local escolhido na janela de desenho.

Use os botões Ramos para orientar o caminho de um encadeamento que você selecionar.

Use Exibir todas as setas de seleção em conjunto com Cancelar seleção para limpar a seleção de todos os encadeamento ativos.

Selecione um dos encadeamento de ativos e, em seguida, Deselecionar (Unselect) para limpar a seleção apenas desse encadeamento. Isso é útil quando você usa a seleção de janela (ou outro método de seleção) para criar vários encadeamentos e precisa remover uma ou mais delas da seleção.

Modos de encadeamento Persistir

As últimas configurações usadas para as caixas de diálogo Encadeamento de estrutura de arame e Encadeamento sólido agora persistem nas sessões do Mastercam. Você não define mais os modos de encadeamento padrão na caixa de diálogo Configuração do sistema. Os parâmetros do modo de encadeamento padrão foram removidos da página Encadeamento.



Aprimoramentos no Simulador Mastercam

Listados abaixo estão os aprimoramentos feitos no Mastercam Simulator. Além disso, o movimento de perfuração da picada foi atualizado para o Mastercam Simulator e o Classico Backplot para refletir melhor o movimento da máquina e fornecer um cálculo do tempo do ciclo muito mais preciso.

Exibindo movimentos de reposição de torno

Agora, o Mastercam Simulator exibe corretamente a opção Movimentação Rápida (Rapid Motion) selecionada, localizada na página Lineartorno, na caixa de diálogo Definição de controle, ao simular uma máquina de torno.

A caixa de diálogo "Control Definition" com as opções "Rapid Motion" destacadas.

Exibir o nome da operação na lista Mover

Durante a simulação, a lista Mover agora identifica corretamente os caminhos da ferramenta multiaxis.

A operação multiaxis no Gerenciador de caminhos da ferramenta mostrada corretamente na lista "Mover".

Otimizando a visão inicial

Se a Visualização inicial estiver definida como Otimizado na caixa de diálogo Opções de simulação ao simular um percurso de fresagem, agora será exibido corretamente no Mastercam Simulator.

A caixa de diálogo "Opções de simulação" com "Visualização inicial" definida como "Otimizado".

Selecionando malhas para acessórios ou estoque

Na caixa de diálogo Opções do simulador, agora você pode selecionar malhas, além de sólidos e superfícies, para usar como acessórios ou material.

Além disso, o novo botão Restaurar configurações redefine as configurações na guia para seus valores padrão.

O botão "Restaurar configurações" realçado na caixa de diálogo "Opções do simulador".


Aprimoramentos da configuração do sistema

Listados abaixo estão os aprimoramentos feitos nas opções na caixa de diálogo Configuração do sistema, localizada no menu Arquivo.

Exibindo um valor de parâmetro completo

Nas versões anteriores do Mastercam, a função Analyze limitava a exibição de uma medida até a precisão que você definiu na caixa de diálogo System Configuration ou na própria caixa de diálogo Analyze. No Mastercam 2021, agora você pode passar o mouse sobre um valor na caixa de diálogo Analisar e ver o valor real sem precisar alterar a precisão.

Para ver o valor total de uma medição, selecione a nova opção Exibir dica de ferramenta de valor total na página Analisar.

A página "Analisar" com "Exibir dica de ferramenta de valor total" realçada.
  • Quando selecionada, a opção Analisar exibe o valor total de cada número em uma dica de ferramenta quando você passa o mouse sobre o campo, mesmo que seja maior que a precisão da exibição nesse campo. A caixa de seleção está marcada por padrão.
  • Quando desmarcada, você deve alterar a precisão da exibição para ver o valor total.

Opções combinadas de AutoSalvar / Backup com configuração do sistema

A funcionalidade da caixa de diálogo AutoSalvar / Backup autônoma foi mesclada com a página AutoSalvar / Backup da caixa de diálogo Configuração do sistema. Isso fornece um único local para configurar as opções de AutoSalvar.

A página "AutoSalvar / Backup" com as opções "AutoSalvar" e "Arquivos de backup da Mastercam" destacadas.

Modificando as configurações de controle na tela para gnomos e setas

As configurações de controle na tela para gnomon, gnomon plano, seta, seta polar e seta tangente agora estão localizadas na página Controles na tela. Você pode acessar essas configurações clicando com o botão direito do mouse no controle na tela na janela de desenho ou clicando em ArquivoConfiguração do sistema.

A nova página e subpáginas "Controles na tela".

Alguns nomes e controles de parâmetros foram atualizados para manter a consistência entre as páginas.

Configurando a máquina padrão para o Simulador Mastercam

Agora você pode definir a máquina padrão para o Mastercam Simulator no modo Simulação. Você pode alterar a máquina padrão na página Simulador.

A página "Simulador" com "Máquina padrão" realçada.

Desativando a reinicialização automática após um travamento

A página Iniciar / Sair agora tem uma opção para desativar uma reinicialização automática após uma falha do Mastercam. A opção Reinicialização automática está ativada por padrão.

A opção Solicitar ao alternar unidades do sistema também foi movida da Configuração avançada do Mastercam para a página Iniciar / Sair. A nova opção, Suprimir prompt ao alternar unidades do sistema, aplica-se à configuração atual (polegada ou métrica) e está desativada por padrão.

A página "Iniciar / Sair" com "Reinício automático" e "Suprimir aviso ao alternar unidades do sistema" destacada.

Opções de aviso de deslocamento de trabalho movidas para a configuração do sistema

A opção Aviso de correção de trabalho de planosfoi movida do Configurações Avançadas do Mastercam (Mastercam Advanced Configuration) para a página Caminhos de Ferramenta(Toolpaths) e dividida em três opções separadas:

Atualize o plano e todas as operações que usam o plano.
Crie uma cópia do plano e atualize apenas a operação alterada.
Atualize apenas a operação alterada sem alterar o plano.

A nova opção de aviso Suprimir planos de deslocamento de trabalho desativa a mensagem de aviso exibida quando um valor de deslocamento de trabalho é alterado. A opção está desativada por padrão.

Duas opções de seleção de Percurso / superfície foram renomeadas para corresponder às opções na página Model Geometry para percursos de alta velocidade 3D. O drive agora é chamado de Usinagem e o Cheque agora é chamado de Prevenção.

A página "Caminhos da ferramenta" com "Conflitos de deslocamento de planos" e "Seleção de caminho da ferramenta / superfície" realçada.


Salvando arquivos como PDFs 3D

Agora, o Mastercam 2021 inclui uma opção para salvar todas as entidades e caminhos da ferramenta atualmente visíveis em sua peça como um PDF 3D. Um PDF 3D é um arquivo PDF dinâmico que exibe um modelo 3D incorporado. Qualquer pessoa com um visualizador de PDF habilitado para 3D, como o Adobe® Acrobat Reader® (disponível gratuitamente no Adobe.com ), pode visualizar e interagir com a parte nesse formato.

Uma peça da Mastercam salva como um PDF 3D.

O Mastercam preserva dados importantes da peça, como planos, entidades, níveis, dimensões e operações do percurso. Ao visualizar o PDF 3D, você pode controlar a exibição desses dados, selecionando ou desmarcando itens no painel Árvore de modelos do visualizador de PDF. Além dos controles PDF padrão, você pode usar o mouse ou as funções da barra de ferramentas 3D da Adobe para interagir com o modelo incorporado.

Para salvar um arquivo como um PDF 3D, escolha 3D Arquivos PDF (*.pdf) do Salvar como tipo drop-down menu.

A caixa de diálogo "Salvar como" com "Arquivos PDF 3D (* .pdf)" selecionada como "Salvar como tipo".

Selecione Opções para abrir a caixa de diálogo Parâmetros 3DPDF. Selecione Abrir arquivo PDF após salvar para abrir o PDF após salvar o arquivo.

A caixa de diálogo "3DPDF Parameters".

Você também pode definir esta opção como padrão na página Conversores da caixa de diálogo Configuração do sistema.



Envolvendo entidades com caixa delimitadora

Ao criar uma caixa delimitadora no Mastercam 2021, a nova opção Quebra automática permite criar a menor caixa delimitadora possível.

O painel de função "Caixa delimitadora" com os novos "Wrap" e "Wrap Settings" destacados.

Selecione Quebrar na guia Básico no painel de funções. Quebrar alinha a caixa delimitadora ao longo da face maior e mais plana da geometria selecionada. Depois, escolha como o Mastercam gera a forma da caixa delimitadora a partir dos seguintes métodos:

O limite da silhueta cria uma curva de limite em torno das entidades selecionadas e depois expulsa a caixa delimitadora como um sólido ou uma malha.

Uma peça com "Configurações de quebra automática" definida como "Limite da silhueta".

O volume mínimo praticamente cobre uma malha sobre o sólido selecionado para criar a caixa delimitadora. Isso resulta em uma caixa delimitadora com volume mínimo. Em seguida, você pode definir uma tolerância de deslocamento e deslocamento adicionais.

Uma peça com "Configurações de quebra automática" definida como "Volume mínimo".

O parâmetro Deslocamento adicional permite especificar um valor de deslocamento 3D para adicionar dimensão à caixa delimitadora. O valor da tolerância do deslocamento ajusta a precisão da caixa delimitadora do deslocamento.

Além disso, a opção Automático no grupo Orientação agora sempre fornece o menor resultado possível para a Forma selecionada. O Auto também agora suporta todos os tipos de entidade Mastercam em vez de apenas sólidos.

Exibindo o plano de construção de uma Usinagem

Agora você pode exibir o plano de um caminho da ferramenta no Gerenciador de caminhos da ferramenta. Isso é controlado pela nova opção Comp / plano de construção na caixa de diálogo Opções de exibição, que pode ser acessada clicando com o botão direito do mouse no Gerenciador de caminhos da ferramenta e selecionando Opções de exibição. A opção está desativada por padrão.

O Gerenciador de caminhos da ferramenta com o WCS, o avião e o avião de um caminho da ferramenta é exibido.
A caixa de diálogo "Opções de exibição" com a opção "Plano de construção / construção" realçada.


Nomeação padrão de modelos de estoque

Existem dois novos aprimoramentos na criação do modelo de estoque. Agora existe um nome padrão para operações de modelo de estoque, portanto você não precisa inserir um nome manualmente. O nome padrão é 1. Quaisquer operações subsequentes do modelo de estoque são incrementadas a partir desse valor.

NOTA: Se você trouxer um arquivo de uma versão anterior do Mastercam que contém vários modelos de estoque com o mesmo nome, um sublinhado e um número (por exemplo, _4 ) são adicionados ao nome depois de abrir a página de parâmetros da operação e clicar em OK.

Além disso, a caixa de seleção Somente ponta de 5 eixos foi renomeada apenas para ranhuras de fresagem.

A caixa de diálogo "Modelo de estoque" com "Somente ranhuras de fresagem" destacadas.

Quando selecionada, as ranhuras de fresagem usam apenas apenas a parte estriada da ferramenta para calcular o modelo de estoque.



Criando arquivo .Mcam-content com o Zip2Go

Agora, o Zip2Go cria um arquivo d *.mcam-content, além de criar arquivos *.ZIP e *.Z2G. Depois de escolher ArquivoNovo na caixa de diálogo Zip2Go, você tem a opção de selecionar um tipo de arquivo diferente na caixa de diálogo Salvar arquivo.

A caixa de diálogo "Salvar como" com a opção suspensa "Salvar como tipo" definida como "Arquivo de conteúdo do Mcam".


Ocultar automaticamente avisos grandes

No Mastercam 2021, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma grande janela de prompt e escolher Ocultar automaticamente para minimizar o prompt em uma única linha. Isso ajuda quando uma grande janela de prompt obscurece áreas da janela de desenho.

O prompt, clique com o botão direito do mouse no menu, com "Ocultar automaticamente" realçado.

Uma pequena seta para baixo indica que o prompt é minimizado. Passe o mouse sobre o prompt para expandi-lo rapidamente para o tamanho original ou clique com o botão direito do mouse e desmarque Ocultar automaticamente para mostrar o prompt completo.

Um prompt minimizado na janela de desenho.


Aprimoramentos diversos: Geral

Para melhorar o desempenho, agora você tem a opção de ignorar entidades ocultas nos arquivos CATIA V5, ProE / Creo e Unigraphics / NX ao importar esses arquivos para o Mastercam.

Aparar para entidades ignora as arestas sólidas quando a seleção de estrutura de arame é possível. A primeira escolha deve sempre ser wireframe.

O algoritmo da função Ras2Vec foi aprimorado, fornecendo resultados mais limpos e precisos.

O menu suspenso Tipo de arquivo nas caixas de diálogo Abrir e mesclar para arquivos Alibre ( *.ad_prt*.ad_smp ) foi renomeado para Alibre Design. Formalmente listada nessas caixas de diálogo como Alibre / Geomagic Design, essa alteração reflete a aquisição da linha de produtos Alibre Design pela Alibre, LLC.

Agora você pode controlar independentemente a cor e / ou o nível das entidades transformadas.

A aceleração do hardware foi movida da caixa de diálogo Mastercam Launcher para a página Graphics Support na caixa de diálogo Mastercam Advanced Configuration. Agora esta opção está mais acessível para você ativar ou desativar a aceleração de hardware da placa gráfica.

O relatório de tempo de ciclo do Backplot clássico foi aprimorado para percursos de Torno com CSS (velocidade constante da superfície) selecionada na guia Parâmetros do percurso.

Ao criar um caminho de fio Agie de 4 eixos, em vez de permitir que você tenha um ponto de corte sem um ponto de rosca, o Mastercam agora exibe um erro informando que você deve encadear um ponto de rosca, seguido pela corrente e o ponto de corte.