Conheça algumas das novidades do Mastercam 2018

Para se consagrar como o software CAM mais utilizado no mundo o MasterCam se mantém sempre atualizado e segue as exigências de um mercado que respira tecnologia e inovação, confira abaixo algumas das novidades da versão 2018 do MasterCam:

Sistema

Localizador de comandos
Facilita na localização das funções e comandos que necessita utilizar. Como em softwares de escritório consolidados, o localizador de comandos o auxilia em suas programações e manipulações. Digitando o que deseja realizar, não necessariamente o nome do comando, a associação inteligente do Mastercam lhe trará todas as funções que poderiam lhe atender.

 

 

 

Novas vistas auxiliares
Visando maior mobilidade enquanto programa, a Mastercam integrou às vistas padrão dois outros modelos de visualização, as vistas Isométrica Reversa e Trimétrica. Estas vistas podem facilitar a visualização de detalhes sem muita manipulação de seu modelo, agilizando o seu procedimento de programação.

 

 

 

Janela de visualização Interativa
Criar uma janela de visualização pode muitas vezes facilitar a programação ou preparação de modelos muito complexos. Visando tornar este artifício mais simples e prático, foi melhorado o processo de criação de janelas auxiliares. Assim como adicionar uma nova planilha no Excel, a janela de visualização está a um clique de distância, promovendo agilidade e eficiência.

 

 

 

Análise da Usinagem
Com este comando você tem a possibilidade de analisar o comportamento de sua usinagem antes mesmo de simulá-la em sua máquina. Veja como a sua ferramenta se comportará, analise se a distância de seu sistema de fixação é a ideal, visualize os vetores de movimentação de toda a trajetória da ferramenta de maneira dinâmica e identifique de uma forma simples se sua usinagem contempla colisões.

 

 

 

Design

Comando “Transformar Escalas”
Altere a escala de seus modelos de maneira dinâmica, avaliando visualmente os resultados instantâneos, além de converter unidades de medida instantaneamente, de métrico para polegada e vice-versa, sem alterações em seu modelo.

 

 

 

 

Eixo de furos
Promovendo maior flexibilidade na programação de usinagem de furos, as funções de controle dos eixos de furos a serem usinados foram atualizadas, possibilitando ajustes imediatos que são instantaneamente transmitidos ao programador, facilitando a programação e promovendo ganhos em produtividade.

 

 

 

Varredura
O comando de varredura foi melhorado, contemplando funções extras de encadeamento e seleção de geometrias possibilitando que atinja seus objetivos em menos etapas. Com alguns cliques consegue criar os modelos sólidos mais complexos, utilizando geometrias simples.

 

 

 

 

Fresamento

Encadeamento Guiado
Um facilitador de seleção de arestas a usinar desenvolvido pelo Mastercam. Sugere a sequência de seleção de segmentos a ser trabalhado otimizando drasticamente o tempo e modo de programação.

 

 

 

 

Conexão Associativa
A associatividade na conexão de parâmetros de usinagem possibilita ao programador flexibilidade e segurança em seus trabalhos. A conexão associativa vincula a altura de seu modelo no ato de preparação, atualizando automaticamente a cada vez que o modelo sólido também é alterado, garantindo que a usinagem ocorra de maneira correta e segura, pois mantém todos os parâmetros estabelecidos na programação.

 

 

 

 

Ordem de corte
Esta funcionalidade incorporada às usinagens promove maior controle em sua operação, possibilitando que a usinagem ocorra por regiões da peça ou por uma profundidade padronizada, otimizando o corte, reduzindo desgaste e minimizando danos no material causados pelo excesso de esforços e diferenças de temperatura resultantes do processo.

 

 

 

 

Fresamento Dinâmico
O Mastercam “Dynamic Motion” oferece benefícios poderosos que o ajudam a tirar o máximo proveito de qualquer máquina. Essas trajetórias dinâmicas de alta velocidade 2D e 3D utilizam todo o comprimento de corte de suas ferramentas para obter uma grande eficiência nas operações de fresamento. Eles são projetados para maximizar a remoção de material e minimizar o desgaste da ferramenta.

Os benefícios adicionais que você ganha por meio de trajetórias dinâmicas de alta velocidade incluem:
– Evitar as “enterradas” das ferramentas;
– Mínimo acúmulo de calor;
– Melhor remoção de cavacos;
– Vida prolongada da ferramenta

Ciclos de usinagem de 20% a 75% mais rápidos, maior vida útil da sua ferramenta e menor desgaste em suas máquinas.

 

 

Passes de limpeza
Função integrada às operações de fresamento com grande volume de cavaco removido. Elimina a necessidade de operações adicionais, pois está disponível juntamente a operação primária. Reduz drasticamente os esforços na ferramenta e no material, além de aliviar as tensões superficiais resultantes da usinagem.

 

 

 

 

Contorno 2D de cortes negativos
Promovendo maior flexibilidade de programação de modelos com design específico, onde a programação é quase sempre complicada de ser realizada. Esta função elimina a necessidade de alteração de fixação da peça, otimizando o tempo final de usinagem.

 

 

 

 

Furação Automática de Sólidos
Rotina de cálculo do Mastercam que identifica as características de seu modelo sólido e cria, de maneira automática, as usinagens necessárias para que sua peça esteja finalizada, contemplando todas as operações possíveis, tais como, ciclos de furação (Direto, Pica-Pau, etc.), rosqueamento, mandrilhamento, etc.

 

 

 

 

Multi-eixos

Direção Comum
Comando agregado às operações em multi-eixos para garantir maior controle no eixo da ferramenta, alterando seu comportamento em superfícies de difícil programação.

 

 

 

 

Conexão entre cortes
Para garantir maior segurança nas programações, as conexões nas operações em multi-eixos criam uma zona de segurança, assegurando eficiência na execução de suas usinagens, regrando a movimentação dos eixos da ferramenta e da máquina.

 

 

 

 

Torneamento

Torneamento dinâmico
Uma estratégia de usinagem que o Mastercam está habituado a aperfeiçoar foi melhorada ainda mais, criando usinagens mais dinâmicas, reduzindo o tempo de operação, aumentando a vida útil da ferramenta e trazendo maior produtividade por utilizar o máximo que a ferramenta pode oferecer, sem danificá-la.

 

 

 

 

Desbaste em Secções
Comado que possibilita maior controle das operações de desbaste de peças longas, onde a vibração é um problema constante. Limitando a zona corte em um comprimento específico, reduz as chances de vibração pelo fato de haver material constantemente fixado à placa. Minimizando os esforços no material, resultando em menores índices de flexão.

 

 

 

 

Região não cortante
Possibilita indicar secções do inserto que deseja utilizar e prevenir a utilização para maior controle de desgaste e movimentação da ferramenta durante a usinagem. Muito utilizado quando o suporte tem determinadas restrições físicas de utilização, como, alcance, angulação mínima ou máxima, etc.

 

 

 

 

Quebra cavacos
Opção que lhe permite introduzir informações de seu processo para controle de desgaste de ferramenta analisando os cavacos gerados na usinagem. Podendo ser estabelecidos parâmetros, como, Comprimento de corte, Tempo de corte, valores de retração, espera, etc.

 

 

 

 

Parâmetros de Semi-acabamento
Ajustes adicionais para maior precisão em operações de semi-acabamento, possibilitando tratativa exclusiva, até mesmo quando a operação selecionada for uma operação de desbaste. Podendo ser estabelecidos valores de avanços diferenciados, número de passes, dentre outros parâmetros que o auxiliam antes de uma operação de acabamento final.

 

 

 

 

CoroTurn Prime e PrimeTurning
Novo conceito de torneamento desenvolvido pela Sandvik Coromant. Esta revolução na usinagem vem trazendo ganhos significativos nos tempos de usinagem e também nos indicadores de desgaste de ferramentas.

Esta estratégia promove versatilidade em operações de desbaste e acabamento, pois possibilita usinagem em todos os sentidos, utilizando o máximo da máquina e da ferramenta de maneira segura.

A aplicação deste conceito e desta ferramenta só é possível combinando a efetividade da ferramenta que é assegurada pela Sandvik e a experiência e segurança da programação no Mastercam, pois é o único software com rotina consolidada para a programação desta estratégia especial de usinagem.

Dentre os diversos benefícios trazidos com a implantação deste conceito, estão:
– Taxas elevadas de Remoção de material;
– Utilização do dobro do avanço de corte e rotação da máquina;
– 50% de incremento de produtividade;
– Já adaptado aos sistemas de fixação Coromant Capto®, shank e QS®;

 

 

Simulador de usinagem

Simulação de Máquina
As simulações de máquina do Mastercam possibilitam que tenha uma visão de como a usinagem acontecerá quando for para a sua máquina, garantindo segurança em seu processo. Verifique a presença de colisões e condições de sua programação.

 

 

 

 

Criação de Apresentações
Visando maior mobilidade e facilidade em apresentar usinagens e programações geradas no Mastercam, o simulador do Mastercam possibilita a criação de vídeos demonstrativos em formato MP4, onde é possível narração do conteúdo em tempo real, além de possibilitar criação de arquivo executável, que ao ser aberto, mesmo não tenndo Mastercam instalado no PC ou notebook, abrirá o simulador do Mastercam com todas as ferramentas de análise disponíveis no ambiente de simulação.

 

 

 

 

Gerenciadores de ferramenta

Sandvik Coromant CoroPlus®
Plataforma na nuvem com interação direta com as programações feitas no Mastercam, possibilitando importação direta da plataforma para a sua usinagem no Mastercam. Assegura compatibilidade e precisão nas informações de suas ferramentas promovendo maior eficiência em suas aplicações. Reduz o tempo de construção de montagem de ferramentas e possibilita importação 3D dos componentes de sua montagem.

 

 

 

 

Machining Cloud
Plataforma On-line compartilhada pelos maiores fabricantes de ferramenta do mundo, promove interação direta com suas programações no Mastercam. Possibilita montagens on-line, ainda na plataforma, facilitando a importação do conjunto montado e preparado para ser utilizado. A precisão nos componentes garantem segurança na verificação de colisões e comportamento de suas ferramentas na usinagem.